Durante o século XV, Portugal seguiu conquistando novas terras na Costa Africana. Nessa época a Coroa Espanhola iniciou sua expansão marítima em busca das Índias.
A disputa por novas terras iniciou um conflito entre Portugal e Espanha. Com o crescimento espanhol no setor comercial por vias marítimas, Portugal ameaçou entrar em conflito com os espanhóis. A Espanha então recorreu ao papa Alexandre VI querendo evitar uma guerra.
A Bula inter Coetera foi definida como um tratado em Maio de 1493, do Papa Alexandre VI, onde determinava que o “novo mundo”era dividido entre Portugal e Espanha.
À Portugal foi considerado como sendo suas, as terras encontradas até 100 léguas à oeste do Arquipélago de Cabo Verde, já para a Espanha, todas as terras que fossem descobertas fora desse limite.
Porém, um detalhe considerável veio à tona, a 100 léguas de Cabo Verde só havia o Oceano Atlântico. Claro que Portugal solicitou uma revisão ,o resultado dela e de muitas discussões gerou o que foi chamado de Tratado de Tordesilhas, onde uma nova medida foi feita. As terras a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde pertenciam,a partir desse tratado, a Portugal .
Essa nova determinação faria com que Portugal assegurasse sua autoridade sobre parte do território que hoje constitui o Brasil.
Linha azul - Bula Inter Coetera
Linha vermelha - Tratado de Tordesilhas
Fonte da imagem: http://www.profesorenlinea.cl/universalhistoria/Europaexpansion.htm
Gente, parabéns pelo blog! Ficou super legal!
ResponderExcluirMuito bom mesmooo😍
ResponderExcluir